sábado, 19 de janeiro de 2019

Manual de Identidade Visual: Sua Marca Visual Com Design Atraente

Oi, tudo bem? Espero que sim. Sou Thiago Maia, Designer Gráfico e fundador da Agência de Design Gráfico Autivo e criar uma Identidade Visual é um dos nossos principais serviços. Hoje vamos falar sobre o Manual de Identidade Visual e sua importância para as empresas.

Se você deseja que sua marca fique segura, seja atraente e que tenha normas e padrões a serem seguidos para impressões e utilização no meio físico e digital, com certeza você precisa de uma identidade visual completa, coma criação de um logotipo profissional.

Para isso, estamos postando este artigo com todas as informações necessárias para você conhecer e entender o que é, quais os benefícios e a utilização de uma manual de marca visual completo.

Avance com a comunicação visual do seu negócio!

O que é manual de identidade visual?

Um manual de identidade visual de exemplo

O documento chamado de Manual de Identidade Visual é um guia técnico com as especificações e padrões de fontes, cores e detalhes de medidas, além de apresentar recomendações essenciais de sua utilização como norma interna de apresentação da marca visual para comunicação externa e interna na empresa.

A tipografia, as cores e os tamanhos dos elementos visuais envolvidos no manual de identidade visual devem ser seguidos a risca pela empresa para divulgação e comunicação visual.

Qualquer tipo de reprodução visual da marca de um negócio deve seguir essas normas e padrões para que não haja diferenças técnicas visuais que possam comprometer a marca visual de uma empresa ou organização.

A patente da imagem do logotipo e outros materiais utilizados pela empresa que contrata o serviço de identidade visual são mais facilmente garantidos a partir deste manual de marca.

Esse documento de marca visual é criado por um Design Gráfico e a Agência Autivo faz Identidade Visual Completa entregando também ao cliente um manual completo de identidade visual.

Ainda aqui neste post mostraremos um exemplo de trabalho de identidade visual e também um manual de marca completo entregue com o kit.

Informações importantes que devem constar num manual de marca visual

Informações importantes no manual de identidade visual

Obs: Todos os projetos neste post foram desenvolvidos pelo Design Gráfico Thiago Sá, fundador da Agência Autivo.

Algumas informações são extremamente necessárias num manual de identidade visual de uma empresa, e vamos aproveitar este espaço para apresentar nossa estrutura de manual de marca.

Aproveite para ver e imaginar o seu futuro manual de identidade visual corporativo ou pessoal quando você um projeto visual com a Agência Autivo.

  • Descrição da construção da imagem da marca. (logotipo e os elementos que o compõe);
  • As variações de cores e fundos para diversos tipos de utilização no seu negócio;
  • As dimensões mínimas de impressão e utilização;
  • Especificações de cores para reprodução e impressão perfeita;
  • Alertas para formas de não utilização da marca visual da sua empresa.
  • Processo de criação descrito, como por exemplo, a inspiração.

Seu projeto de Identidade Visual será completo e profissional de forma bem econômica para você. É o melhor custo benefício do mercado.

Qual a importância de um manual de identidade visual?

Manual de identidade visual de um cliente como exemplo

Ter um manual de identidade visual da marca da sua empresa ou negócio é muito importante por vários aspectos, principalmente comunicação visual, padronização do design da marca e também economia, reduzindo custos e desperdícios futuros.

Mas como isso pode acontecer? Como um manual de marca visual pode me ajudar a reduzir custos e diminuir desperdícios?

Interessou agora né?

Reduzir custos e aumentas os lucros é sempre o objetivo de uma empresa austera e sustentável a longo prazo.

Para isso, evitar desperdício financeiro com erros de impressão em material de papelaria, uniformes, embalagens e má utilização da marca nas redes e mídias sociais é de suma importância.

Imagine você solicitar a impressão de um material de papelaria para sua empresa com um custo de milhares de reais e depois sua impressão sair com o logotipo em forma diferente, com as proporções erradas e cores diferentes das originais.

O que você vai fazer? usar tudo assim mesmo e causar problemas de comunicação visual até mesmo com a impressa e meios de comunicação externos?

Na verdade, você vai mandar refazer.

E o quanto você vai gastar quando perceber que o material digital da marca enviado para uma gráfica estava errado por não existir um padrão definido de tamanho, proporção e cores?

Por isso, a importância de ter um manual de identidade visual é muito grande.

Os principais benefícios de ter um manual de identidade visual num projeto de design completo

Para resumir, vou citar aqui os 3 principais benefícios de ter seu manual de marca para sua empresa ou negócio.

Comunicação visual padronizada na empresa;

Comunicação da marca visual padrão nas mídias e redes sociais;

Economia na impressão e utilização da sua marca visual.

Essas são as 3 principais, as possibilidades e benefícios são inestimáveis.

O que deve conter um manual de identidade visual completo?

O que deve ter num manual de marca visual

Agora, vamos entender bem o que deve conter num manual de identidade visual completo. Lembre-se, somente um design gráfico especializado pode criar um manual de marca profissional e de qualidade.

Não se engane, criar um projeto com logotipo e toda a identidade visual não é caro como parece olhando os benefícios.

Entre em contato conosco e faça um orçamento gratuito.

O que deve conter um manual de marca? Vamos ver isso agora!

→ Como aplicar

No manual estarão todas as recomendações de aplicação da marca visual, principalmente para impressões e utilização.

Tamanho dos elementos e também a margem necessária ao redor do logotipo são informados neste manual.

→ Economia

Já falamos anteriormente sobre a questão econômica. Sua empresa será capaz de fazer somente um pedido de impressão, pois ele irá ser feito com precisão e qualidade nas informações para o profissional certo que irá realizar a impressão e a produção de material pedido por você.

→ Escala de paleta de cores

Todas as cores utilizadas para criação do seu logotipo e outros elementos serão especificados neste manual de identidade visual.

Você terá a informação completa da construção da sua marca visual.

→ Tipografia

Os padrão das fontes usadas serão informadas para você. Na verdade, suas fontes e tipografia serão únicas, desenvolvidas pelo profissional de Design Gráfico da Agência Autivo.

→ Lógica de criação

Todo o processo criativo será informado no seu manual de marca visual. Os conceitos e inspirações estão incluídos nesta parte.

Exemplo de um manual de identidade visual explicado

Chegamos no momento em que você vai imaginar sua marca no lugar desse projeto que fizemos para um Coach no Rio de Janeiro.

Vamos as algumas partes do manual de marca.

Obs: Todos os projetos neste post foram desenvolvidos pelo Design Gráfico Thiago Sá, fundador da Agência Autivo.

→ Índice ou sumário

O conteúdo do manual é estruturado no formato de um livro.

O índice de uma manual de identidade visual

→ Conceitos e inspiração para criação do logotipo

O índice de uma manual de identidade visual

→ Aspectos simbólicos da marca

Aspectos simbólicos

→ Introdução

Introdução do manual de marca

→ Malha de construção do logotipo

Malha de construção do logotipo

→ Especificações de cores

Especificação das cores

→ Informações de tamanho e redução mínima

Informações sobre redução mínima da logomarca

→ Limitações de uso

Limitações de uso

→ Demonstração do cartão de visita

Demonstração do cartão de visita

Estes foram apenas algumas partes que compõe um manual de identidade visual completo. Existem outras informações que estão no manual produzido pela nossa Agência de Design Gráfico especializada na criação uma Identidade Visual completa para o seu negócio.

Conclusão

Está na hora de você ter também o seu projeto de identidade visual e seu manual de marca. Os benefícios são muitos e você terá um logotipo profissional.

para entrar em contato com a nossa Agência de Design Gráfico Autivo basta entrar ir em contato, usar o campo de comentário abaixo, chamar no whatsapp ou até mesmo através das nossas redes sociais.

Nossa página no facebook é: https://www.facebook.com/autivo/.

Espero que você tenha gostado do nosso post sobre Manual de Identidade Visual e toda a importância que gora em torno desse tema. Sua comunicação visual é tão importante quanto qualquer outra área da sua empresa.

O conteúdo Manual de Identidade Visual: Sua Marca Visual Com Design Atraente apareceu primeiro em Agência Autivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário